quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Em cinco meses, Pernambuco notifica 1.236 bebês com suspeita de microcefalia




Dos casos suspeitos de microcefalia em Pernambuco, 103 foram confirmados (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
Dos casos suspeitos de microcefalia em Pernambuco, 103 foram confirmados (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)
No Estado de Pernambuco, já foram notificados 1.236 bebês com suspeita de microcefalia no período de 1º de agosto de 2015 a 9 de janeiro deste ano. As informações estão no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado na tarde desta terça-feira (12). Do total de casos notificados, 461 (37,3%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia, que identifica a malformação em bebês com perímetro cefálico igual ou menor que 32 centímetros.
Ao todo, 103 casos foram confirmados com a microcefalia e 87 foram descartados, levando em consideração o resultado dos exames de imagem dos bebês.
Dos 461 casos que atendem aos parâmetros da OMS, 452 (98%) foram detectados no pós-parto e sete (1,5%) detectados intraútero (feto com microcefalia). Também foram registrados três casos de bebês natimortos e um que veio a óbito logo após o nascimento. Todos foram diagnosticados com microcefalia e estão tendo a causa dos óbitos investigadas.
Desde que a notificação de casos de gestantes com exantemas foi tornada obrigatória (2 de dezembro de 2015) até 9 de janeiro deste ano, 55 municípios do Estado notificaram 464 casos de gestantes com esse quadro clínico. Desse total, cinco apresentam ultrassom sugestivo de microcefalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário